Instituições realizam mutirão e retiram 288,34 kg de lixo das praias

A manhã de 21 de março foi agitada na orla do Itaguá e da Praia do Cruzeiro, em Ubatuba. O Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR e o Instituto Argonauta realizaram, juntos, a primeira limpeza de praias de 2018. O evento contou com 330 pessoas em uma série de atividades e programas que melhoram positivamente ambientes locais.
O objetivo é sensibilizar a sociedade quanto aos impactos causados pelos resíduos sólidos na fauna marinha. Segundo um estudo da organização Ellen MacArthur Foundation, daqui a 50 anos, os oceanos terão mais plásticos do que peixes. Atualmente, cerca de 08 milhões de toneladas de plástico chegam aos mares todos os anos.
Com intuito de reverter essa triste situação e alertar a todos, os participantes retiraram 288,34Kg de lixo das praias e têm de tudo um pouco: inúmeras bitucas de cigarro, plásticos, vidros, redes, tênis, teclado, peneira, madeiras e etc.
A limpeza de praias acontece desde 1996 e, a cada ano, a participação da comunidade se torna mais efetiva e os resultados mais surpreendentes. “Ficamos felizes em ver todo mundo empenhado para um mundo com menos lixo e mais qualidade de vida para todos,” destaca o oceanógrafo e diretor do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo Neto.
O Projeto TAMAR realizou a soltura de uma tartaruga marinha que emocionou a todos os presentes. Segundo Berenice Gomes, coordenadora do Tamar no estado de São Paulo, de Ubatuba, em parceria com os pescadores, o projeto já devolveu ao mar mais de 12.600 tartarugas capturadas incidentalmente na pesca, ou encontradas debilitadas e reabilitadas.

Acompanh

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s